Bem, antes de falarmos sobre metodologia, vamos só explicar de forma rápida o que é Didática e a diferença entre essas duas nomenclaturas.

 

O que é Didática?

 

Algumas pessoas nos perguntam qual a didática usada na da escola explicamos:

Didática é a forma única que cada um de nós tem de ensinar algo a alguém, ou de ministrar uma aula de algum  idioma, ou de qualquer outra disciplina. É diferente de metodologia, que cada escola escolhe a própria, e a nossa no caso, é a Metodologia Comunicativa.

 

Metodologia

 

A E and A Idiomas preza pelo desenvolvimento sustentável de seus alunos e, para que isto ocorra, foi escolhido o método COMUNICATIVO, que une a realidade do aluno às competências linguísticas necessárias de um comunicador fluente da língua-alvo.

 

Por que o método comunicativo?

 

O método COMUNICATIVO possibilita ao aluno relacionar à aula suas vivências; assim, suas opiniões e experiências são essenciais para o desenvolvimento da aula. Ele não trabalhará somente as “4 habilidades” (escrita, audição,leitura e fala), mas sim suas competências:

– Compreensão do outro falante;

– Utilização coerente da gramática;

– Fazer-se compreendido;

– Adequação da língua-alvo a seu objetivo comunicativo.

Para um profissional, dominar suas habilidades é só um passo para suas competências; por exemplo, ter uma boa audição ainda não confere ao ouvinte poder de interpretar ou desenvolver algum conhecimento com significado a partir do que foi ouvido. E o método busca dar as ferramentas para transformar o que foi “ouvido” em conhecimento.

 

Como funciona a aula E and A Idiomas?

 

O professor, munido de material adequado à necessidade do aluno, questiona-o sobre seu posicionamento quanto a um certo tópico, levando-o a:

– Pensar livremente;

– Desenvolver seu ponto de vista na língua-alvo;

– Negociar opiniões divergentes e chegar a um ponto comum;

Há o direcionamento para novos vocabulários e itens gramaticais que serão trabalhados;

Professor e aluno debatem e praticam estes vocabulário e gramática a fim de alcançar o melhor aprendizado. Assim, aluno será cobrado este novo conteúdo, tomando para si novos conhecimentos e testando sua compreensão;

O professor avalia o aluno, que faz uma última apresentação oral ou textual, após o término do material utilizado.