5 dicas para edição de escrita

Escrever não é algo simples, principalmente, em um idioma novo que estamos aprendendo. Logo, a edição se torna parte essencial do processo de escrita e, consequentemente, do aprendizado. 

Aprender a editar seu texto não significa – apenas – identificar erros ortográficos e gramaticais, mas melhorar a forma como você se comunica. 

1. Rascunhe

Parece óbvio, mas se você quer escrever um relatório incrível que impressionará seus colegas de trabalho e gerente, não tente redigir esse relatório dos sonhos no começo do processo.

Um rascunho te permite organizar suas ideias, eliminar pontos que não são importantes, visualizar a estrutura do texto e, talvez mais importante, um rascunho te permite errar. Não importa se uma frase parece clichê ou se você não sabe escrever aquela palavra difícil, só você vai ler o seu rascunho e terá a oportunidade de melhorá-lo. 

gif animado, seth meyers escrevendo

2. Busque outra perspectiva

Depois que você transformar seu rascunho em um texto estruturado, tente não se apegar e procure vê-lo de outra forma. Afinal, quando estamos concentrados escrevendo algo, nós acabamos enxergando o que queremos. Assim, palavras parecidas ganham o mesmo significado e termos repetidos se tornam parte do texto. 

Por isso, encontre uma outra perspetiva para ler o seu texto. Se quiser, imprima e leia o texto na sua mão. Não quer gastar papel? Não tem problema, apenas transforme o arquivo em PDF, mude a cor ou fonte do texto. Leia de trás para frente. Enfim, as possibilidades são infinitas.

Gif animado, homem escrevendo, legenda 'this is good', tradução 'Isso é bom'

3. Leia em voz alta

Quando se revisa um texto, ler em voz alta é essencial pois o ato mostra como a escrita se mostra no mundo externo. 

É muito fácil se enganar com a nossa voz interna porque ela está muito conectada com o que estamos produzindo. Por isso, assim que terminar seu texto, leia novamente em voz alta para o público imaginário. Dessa forma, você consegue reparar na cadência e ritmo do que escreveu.

gif animado, Adele lendo livro intitulado 'How to write a good song', 'Como escrever uma música boa'

4. Repetições, repetições, repetições

Quando começamos a escrever em um outro idioma, o primeiro bloqueio é o nosso vocabulário. Nós não sabemos todas as palavras necessárias para expressar nossas ideias, então nosso primeiro instinto é correr para um tradutor e deixar ele fazer todo o trabalho. 

Por isso, seja honesto e reconheça seus limites. Se já sabe que utiliza “but” com frequência, por exemplo, utilize a ferramenta para localizar termos, destaque as repetições e procure sinônimos em algum treasaurus. Só então, substitua, sempre lendo, relendo e prestando muita atenção para não mudar o significado de alguma frase acidentalmente. 

gif animado, homem falando 'You misspelled a palavra 'rhythm' 38 times',
Você escreveu a palavra ‘rhythm’ (ritmo) errado 38 vezes.

5. Descanse 

Se distanciar do que está escrevendo é fundamental. Logo, deixe seu texto descansar por alguns instantes. Quando você voltar para a edição, provavelmente, notará erros com mais facilidade, saberá como consertar algo que estava te incomodando e terá novas ideias. 

Gif animado, Neil Patrick Harris terminando de escrever um texto no computador
5 dicas para edição de escrita
Rolar para o topo
Exibir bot�es
Esconder bot�es