5 dicas para escrever currículo em inglês

Escrever currículo é uma das partes mais importantes na procura de um novo emprego, e sem as orientações certas, pode ser uma das fases mais chatas

E como sabemos que escrever um currículo não é uma atividade fácil e rápida, até mesmo em português, separamos algumas dicas e vocabulário para ajudar nesse processo. 

1. Um bom começo

De acordo com o site Ladders, as pessoas responsáveis por recrutamento nas empresas decidem em cerca de seis segundos se querem ler seu currículo ou deixá-lo de lado. Então, você tem segundos para convencer alguém que você é a pessoa certa para trabalhar naquela empresa.

Por isso, um resumo – a summary das suas habilidades é essencial. Nele, você vai destacar suas habilidades e conquistas. Seu texto deve ter entre 20 e 30 palavras, e se você quiser captar a atenção de alguém, tente focar em como você é diferente e evite expressões clichês, como team player (jogador de equipe), result driven (motivado por resultado) ou excellent communication skills (habilidades de escrita excelente).

Vocabulário básico:

  • a summany: resumo
  • a profile: perfil
  • proficiency in: proficiência em
gif animado, The Office, And I'd be like, blah, blah, blah
Tradução: E eu fiquei “blah, blah, blah”

2. Simplicidade é essencial

Quando falamos em formatação, não existe muita diferença entre escrever um currículo em português ou inglês. Mas com tantos modelos prontos online, é fácil se perder. Por isso, lembre que é importante ser conciso e manter uma lógica.

As sessões são basicamente as mesmas: summary (ou profile), work experience (experiência de trabalho) – lembre-se de começar sempre pela mais recente, education (educação), skills (habilidades) e contact (contato).

Se conseguir, adapte o seu currículo para a vaga que você almeja. Assim, se a vaga for para gerente, destaque as experiências e conquistas que o recrutador vai valorizar. Se a vaga for em uma empresa mais informal, talvez valha a pena incluir hobbies e interesses.

Vocabulário básico:

  • work experience: experiência de trabalho
  • education: educação
  • skills: abilidades
  • contact: contato
  • interests: interesses
gif animado, the point is to keep it simple
Tradução: O ponto é seja breve.

3. Conte sua história

Às vezes, é difícil encaixar toda sua história de trabalho em uma ou duas páginas, mas além de suas habilidades de resumo e escrita, o currículo deve contar a sua história.

Olhe para o currículo como um documento de marketing, como se o recrutador fosse o comprador, você o produto, e você precisasse dar a razão para ele comprar.

Vocabulário básico:

  • carreer achievements: conquistas na carreira
  • competencies: competências
  • key strengths: pontos fortes
gif animado, Brooklyn 99, I have time for 15 more compliments.
Tradução: Eu tenho tempo para mais 15 elogios.

4. Descrição vs. Posição

O título de um trabalho nem sempre indica o que você executa no trabalho. O que um Assistente de Marketing faz? Ou um ? As Gerente de Projetos? Posições dentro das empresas são geralmente ambíguas. Por isso, dê preferência a descrição dos seus antigos trabalhos e às contribuições para cada posição.

Vocabulário básico:

  • assists with: dá assistência a
  • works alongside: trabalha com
  • analysed, prepared, attended: analisava, preparava, frequentava – ou outras atividades realizadas, sempre no passado (vale a pena checar aquela lista de verbos irregulares)
gif animado, entrevista de emprego, what would you say you do here?
Tradução: O que você diria que você faz aqui?

5. Ajuda é sempre bem vinda

Peça ajuda a um amigo que seja fluente ou seu professor para checar gramática, pontuação e se todas as palavras estão escritas corretamente. Quando estamos muito envolvidos em alguma atividade, alguns detalhes nos escapam, mesmo quando revisamos muitas vezes. Além disso, é sempre bom ter uma segunda opinião.

Gif animado, Gordon Ramsay, You need to go and get help.
Tradução: Você precisa ir e pedir ajuda.
5 dicas para escrever currículo em inglês
Rolar para o topo
Exibir bot�es
Esconder bot�es