Como ter habilidade para se adaptar pode garantir seu sucesso

Se você estivesse recrutando alguém para te substituir, quais qualidades procuraria no candidato? Inteligência, boa comunicação, liderança, criatividade… Bom, todas essas características são importantes para garantir o sucesso em seu trabalho, mas há uma que talvez mereça mais destaque no processo de recrutamento: adaptabilidade.

A capacidade de reação de alguém para a inevitabilidade da mudança tem se tornado cada vez mais importante em um mundo altamente tecnológico e globalizado onde as condições de trabalho estão constantemente se alterando. De acordo com uma pesquisa feita no Reino Unido, 91% dos colaboradores de Recursos Humanos acreditam que funcionários serão contratados somente com base em suas habilidades para lidar com mudanças e incerteza.

Foto por Yiran Ding em Unsplash

Logo, desenvolver o seu Adaptability Quotient (AQ) ou Quociente de Adaptabilidade, em português, se torna essencial não apenas para garantir sucesso em sua área de trabalho, mas também para lidar com mudanças nas relações entre familiares e amigos que também estão em transformação.

Responsável por encontrar startups para investir, Natalie Frattor desenvolveu três truques para testar o AQ de alguém. O primeiro é estipular perguntas de “E se…” para praticar simulações e testar como o indivíduo pode manipular informações para alcançar um objetivo.

O próximo passo, segundo Natalie, é procurar sinais de unlearning, descrito como o ato de desaprender. Pessoas que “desaprendem” facilmente desafiam o que eles acham que conhecem e procuram novas informações. Então, a investidora olha para pessoas que gostam de explorar novos cenários em suas vidas e negócios.

Foto por Charlie Firth em Unsplash

É evidente que essas características não são intrínsecas para todos nós, mas a boa notícia é que o AQ pode ser adquirido e praticado. O cientista Otto Scharmer sugere três atividades que podem te ajudar a praticar sua adaptabilidade: manter sua mente, coração e vontades abertas. Dessa forma, você consegue deixar o seu ego de lado e se forçar a lidar com o desconforto do desconhecido.

Como ter habilidade para se adaptar pode garantir seu sucesso
Rolar para o topo
Exibir bot�es
Esconder bot�es