Dicas importantes para novas mulheres líderes

As mulheres têm sido informadas de que pensar e agir “como um homem” no local de trabalho é a única maneira de chegarem à frente e serem levadas a sério. Esta mentalidade pode ter prevalecido há décadas atrás, quando as mulheres estavam apenas conseguindo alguma posição no mundo profissional, mas as mulheres modernas aprenderam que uma carreira de sucesso não é sobre como se ajustar ao status quo de dominação masculina. É sobre a mudança do status quo, abraçando o que faz a perspectiva feminina única, e também de superar as dúvidas que impedem as mulheres de alcançarem seu pleno potencial.

Isto é especialmente verdadeiro para jovens profissionais do sexo feminino que estão apenas começando suas carreiras e têm aspirações de ascensão através das filas de classificação que enfrentam em sua área.

As mulheres que querem liderar podem encontrar superiores que questionam suas prioridades ou as culpam por possíveis desentendimentos que acontecem por elas serem muito “emocionais” ou “agressivas”. Pior ainda, essas mulheres podem ter problemas em encontrar as oportunidades de liderança que estão procurando, pelo jeito como são julgadas…

“A pesquisa da S&P sobre as mulheres nas empresas mostra que estas constituem 45% da força de trabalho total, em média. No entanto, apenas 25% no papel de líder sênior “, disse Marcia Mueller, uma executiva treinadora de carreira e líder de práticas de desenvolvimento de talentos, do grupo Impact.

“O número de mulheres líderes cai significativamente nas área de tecnologia, ciência e indústrias de serviços. Assim, o primeiro desafio de liderança que as mulheres podem enfrentar, é encontrar uma oportunidade de ser um líder “.

Se há um papel de liderança que você quer ter em sua empresa atual, ou você está lutando para criar o seu próprio, aqui estão alguns conselhos de empresárias de sucesso que vão ajudá-las a seguir seu caminho.

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1-    Descortine seus medos, para conquistá-los

O medo é consistentemente um dos maiores desafios que as mulheres dizem enfrentar no trabalho. Medo de que não serão levadas a sério pelo “clube dos meninos”, o que lidera a empresa. O temor de que ter uma família e criar os filhos vai refletir negativamente sobre o seu compromisso com suas carreiras. O temor de que qualquer pessoa que já tenha dito que seu gênero poderia ser um obstáculo, estivesse realmente certo.Estes vários medos, muitas vezes leva a uma falta de confiança e sentimentos de inadequação. Sabrina Parsons, CEO da Palo Alto Software, disse que as mulheres vão tentar compensar esses sentimentos com o excesso de pedido de desculpas. Um hábito que não só revela seus medos, mas também mostra uma aceitação tácita da forma como as coisas são…”  “As mulheres não devem sentir a necessidade de se desculpar pelo que são e as habilidades que trazem para a mesa”, disse Parsons. “Nós precisamos nos unir e exigir que nos seja dada flexibilidade para que nos destaquemos em nossos trabalhos – Confiança – abraçando o fato de sermos mulheres, em vez de pedirmos desculpas por sermos mulheres – é o que vai nos ajudar a subir para o próximo nível e subir a escada do mundo corporativo.”Estilhaçar suas inibições na carreira começa com a atitude certa. Marygrace Sexton, CEO da Natalie Orchid Island Juice Co., disse que “é importante encorporar auto-confiança e profissionalismo em tudo o que fazermos.” “A partir do seu guarda-roupa a sua atitude, transpirar confiança”, disse Sexton. “Seja mais impressionante e foque a atenção aos detalhes em tudo o que fazer. Seja alguém que [seus colegas] respeitam.”

2. Encontre um mentor

Orientação pode dar a qualquer profissional uma guinada em suas carreiras, mas as mulheres que estão iniciando têm muito ganhar em ter um forte defensor em seu local de trabalho. Embora essa pessoa não tenha necessariamente que ser alguém de dentro de sua empresa, um mentor dentro da empresa pode ser capaz de a conectar com as pessoas certas na organização, para impulsionar sua carreira a frente.”Encontre um mentor para orientar e apoiar você”, disse Paula Stephenson, diretor de marketing da Poutinerie de fumo, “não é o suficiente encontrar alguém que lhe dê conselhos sólidos. Também é necessário que a pessoa espalhe boas notícias sobre você.”Julie Burleson, fundador e CEO da Jovem Chefs Academy, disse para você olhar para alguém com quem você trabalha que é particularmente impressionante e que estabelece um exemplo para os outros. Esforcesse para fazer perguntas a esta pessoa e desenvolva um bom relacionamento com ela,” disse. Madison Cork, fundador e presidente da Communications Cork, disse: “Busque sabedoria e conselhos de pessoas de confiança e adote essas relações”,  e acrescentou.: “se o fizer, terá um sistema de filtragem de complicações imprevistas e verterá luz sobre suas deficiências atuais. Mentores tornam-se seus maiores aliados quando você está pronta para entrar em um novo campo ou posição. Partilhe a sua sincera gratidão para com aqueles que estão dispostos a servir-lhe nesta capacidade.

3- Ponha-se para fora

Uma das melhores maneiras de ser notada no trabalho é promover a si mesma e garantir suas próprias habilidades através do trabalho que você faz. O treinador de carreira Mueller aconselhou as mulheres a desenvolverem suas habilidades de liderança através do voluntariado para projetos de pequena escala, como as comissões intra-departamento e as atribuições extras, para mostrar a seus supervisores do que você são capazes.Mas o desempenho é apenas uma parte de como demonstrar seu valor no local de trabalho. Mueller também observou que networking – especialmente dentro de sua própria empresa – é uma ferramenta muitas vezes esquecida, mas muito importante para as mulheres que querem progredir em suas carreiras.”Quando os líderes seniores têm atribuições ou projetos especiais a serem feitos, vão atrás daqueles que sabem”, disse ela. “Aprender a ser “conhecida” é a chave para conseguir oportunidades de que levam ao crescimento na carreira. Construir uma presença forte e um networking interno não é de se gabar, é ajudar os outros na empresa a conhecerem o valor que você pode trazer.””No trabalho você deve desenvolver uma equipe de colegas e aliados – pessoas que você pode contar para ajudá-lo a navegar em sua jornada profissional”, acrescenta Cork. “De encontrar a máquina de cópia a navegar nas complexas políticas do escritório, uma forte equipe de colegas de trabalho será tão importante para a sua jornada, como seus amigos mais íntimos ou membros da família mais confiáveis ​​são no seu mundo fora do local de trabalho.”Burleson ofereceu uma palavra de cautela, no entanto: “Assumir muito trabalho “extra” pode acabar frustrando-a se não gerenciar a si mesma também.”Eu notei outras mulheres [colocando] muito em seus pratos ao iniciar suas carreiras”, disse Burleson. “Isso pode levar ao esgotamento. Por esta razão, é importante ter pequenas, mas impactantes metas que lhe permitam empurrar-se enquanto ainda está soltando as cordas. Tente desafiar-se a abordar um projeto diferente ou inventar ideias novas e frescas para compartilhar com a equipe de liderança.”

4. Posicione-se e mostre sua força

“Mulheres fazem perguntas, usam fatos e emoções nas tomadas de decisões, e tendem a favorecer a colaboração”, disse Cork. Essas características são necessárias para construir equipes dinâmicas e levá-las ao sucesso, mas elas também podem ser diagnosticadas como fraqueza por um colega de trabalho mais agressivo. Ser “dura” não significa esmagar sua equipe; significa mostrar aos outros que com um estilo de liderança colaborativa se obtém melhores resultados.”É imperativo que as mulheres na liderança mantenham seu estilo intrínseco, e não tenam medo de defender suas posições quando sabem que têm a melhor ideia ou o caminho certo a seguir”, disse Cork. Numa entrevista em 2013 para o Business Daily News, Phrantceena Halres, fundadora e CEO da Protecton Nuclear Academy, uma divisão da Total Serviços de Protecção de Tátitas, (TTD), disse que uma das habilidades mais importantes para as líderes do sexo feminino era ter a capacidade de manter a calma sob pressão. Ser capaz de discutir assuntos de negócios com confiança, mesmo quando as emoções e tensões são elevadas, irão  mostrar aos seus colegas que você é forte, confiante e digna de seu respeito.”Concentrando-se exclusivamente na situaçao em pauta, ajudará a resolver os problemas e trará soluções valiosas e duradouras”, disse Halres. “Isso exige disciplina mental e é um processo contínuo de melhoria, mas as executivas do sexo feminino precisam entender o espaço em que estão liderando. Saber sobre os demonstrativos financeiros de ganhos e perdas, fusões, aquisições, etc., diretamente se enlaçam com seu desempenho como uma líder.”

 

5- Aja como se a igualdade fosse uma realidade

Muitas profissionais do sexo feminino têm sentido os efeitos da diferença de gênero durante suas carreiras, que tenha sido uma disputa de salário, uma promoção perdida ou apenas um comentário malicioso de um colega de trabalho. Mesmo que o seu ambiente de trabalho seja o campeão da igualdade, você provavelmente sabe de outras mulheres que enfrentaram algum tipo de discriminação, sutil ou não, por causa de seu gênero.É difícil pensar dessa maneira quando se fala em casos de desigualdade de gênero nas notícias e em mídias sociais todos os dias, mas se as mulheres querem ser vistas como iguais no local de trabalho, elas devem ser firmes e exigir o respeito que merecem – e ele começa por se comportar como se a lacuna tivesse sido fechada.

“Tenho notado que se você agir como se houvesse igualdade no local de trabalho, em seguida, haverá,” disse Stephenson, da Smoke’s Poutinerie.Isso não quer dizer que as pessoas devem fingir que a desigualdade não existe. Reconhecer a necessidade de mudança é importante, mas mais importante são as ações e atitudes das mulheres no local de trabalho. Uma mudança de mentalidade – ou seja, realmente acreditando e agindo como se suas opiniões e contribuições são iguais às dos homens, porque intrinsecamente já o são – pode desencadear as discussões necessárias para realmente criar a mudança na dinâmica local de trabalho. Para este fim, Sexton, CEO da Natalie, lembrou às mulheres que seu gênero nunca deve ser uma desculpa para que se sintam liquidadas ou não atinjam seus objetivos.”Trabalhe mais duro e se supere no que faz”, disse Sexton Business News Daily. “Lute pelo que você acredita que é certo e tenha confiança na sua capacidade de ter sucesso, apesar das adversidades. Lembre-se: não é uma fraqueza ser uma mulher -, É um presente.”

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