Dicas para o listening em inglês

gramophone
Para aqueles que precisam do inglês no dia-a-dia profissional, uma das habilidades mais importantes é a comunicação oral, o famoso conversation. É por isso que os mais modernos métodos de mercado voltados para o inglês para negócios normalmente enfatizam essa habilidade comunicativa e seus desdobramentos, como o famigerado listening, ou exercício de compreensão de áudio. Como professor de inglês, já encontrei alunos que literalmente suam frio ao se deparar com esse tipo de exercício. Se esse for o seu caso, mantenha a calma! Vamos ver algumas dicas que podem ajudar no desenvolvimento dessa habilidade tão essencial no aprendizado de um novo idioma.
headphone-guy
Primeiramente é importante ressaltar que o inglês é um dos idiomas mais falados do mundo, ficando atrás apenas do mandarim e do espanhol. É a língua oficial em 48 países, e utilizada como primeira língua em outros 7. Com toda essa abrangência geográfica, não deveria ser surpresa o fato de que existem inúmeras variações regionais, cada uma com construções, sotaques, sabores e cores diferentes. Apesar de falarem a mesma língua, um falante nativo de inglês nascido em Singapura terá um sotaque decididamente diferente de um falante nativo Escocês, e usará construções também diferentes. No dia-a-dia corporativo, são comuns as situações em que precisamos interagir e nos comunicar em inglês com nativos ou não-nativos vindos de várias partes do mundo. Devemos levar em conta a variedade do idioma e entender que não existe apenas uma pronúncia, construção ou sotaque corretos. E não podemos nos cobrar a compreensão de todos, já que algumas vezes um falante nativo do inglês da Nigéria pode ter dificuldades para entender um falante nativo de inglês da Índia. Portanto, não se cobre demais. Você dificilmente entenderá todos os sotaques e matizes do inglês. Concentre-se nos mais comuns ou mais relevantes para a sua realidade pessoal ou profissional.
Uma das melhores coisas que você pode fazer para melhorar sua compreensão em inglês é procurar se expor ao idioma diariamente. Isso porque mesmo que você faça duas ou três aulas de inglês por semana, não é o suficiente. Em uma semana, existem 168 horas. quantas destas você dedica ao inglês? Traga o inglês para o seu dia-a-dia para que seu ouvido se acostume com a sonoridade do idioma. Você pode, por exemplo, deixar a televisão em um canal de séries ou notícias em inglês enquanto limpa a casa, ou então baixar um podcast em inglês (existem vários para aprendizado – buque por ESL, ou English as a Second Language) para ouvir no caminho para o trabalho. Não se preocupe se no princípio você não entender muita coisa, insista. O seu subconsciente está ouvindo, e aos poucos ele via se acostumando, e aos poucos você conseguirá reconhecer padrões e construções. E, novamente, não se prenda a palavras isoladas, use o contexto. Você verá que sua capacidade de compreensão aumentará rapidamente.
Mas não se prenda apenas a gravações ou ao seu professor de inglês. Tente praticar com amigos ou colegas. Eles não precisam ser professores, e definitivamente não precisam ser fluentes, nem oferecer explicações ou corrigir seus erros. Neste momento, certo ou errado não importa. O importante é praticar. Continue sempre praticando, e você verá que o listening ficará cada vez mais fácil.
E o mais importante: tente se divertir com seu estudo do inglês, principalmente em seu tempo livre. Procure assistir ou ouvir coisas que sejam interessantes para você, o aprendizado será muito mais rápido e eficiente. Então, da próxima vez que você se deparar com um exercício de listening não entre em pânico! Confie naquilo que você já sabe, respire fundo e vá em frente!
Dicas para o listening em inglês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo
Exibir bot�es
Esconder bot�es