Entendendo o equilíbrio entre vida e trabalho

Não importa o tipo de negócio em que você atua, a linha entre a vida profissional e o trabalho pode ser confundida com muita facilidade. Com todas as maneiras que ficar conectado 24 horas por dia, tais como smartphones, internet e e-mails, podemos facilmente começar a perder a noção dessa linha. Para muitas pessoas, especialmente aqueles que trabalham remotamente ou que precisam ficar ligadas 24 horas por dia, eles não podem sequer perceber quando eles cruzaram a linha. Por esta razão, todos precisam aprender a equilibrar sua vida e seu trabalho separadamente.

Trabalhando das 09h às 17h00

Embora esta fosse a norma na sociedade há 30 anos atrás, pode não ser mais tão verdade hoje. Não há mais tantas pessoas que trabalham em empregos das 09h00 às 17h00 há muito tempo. Estes postos de trabalho agora cruzam-se em nossas vidas pessoais, em que nossos gestores nos chamam a qualquer hora da noite, ou empregados não têm medo de chamar-nos em casa para discutir qualquer coisa que estejam sentindo. As horas de trabalho estão se tornando todas as horas de nosso tempo, e sem uma linha entre o trabalho e a vida pessoal, não vai demorar muito até que você comece a se sentir totalmente esgotado. Isso é algo que vai acontecer se você não fizer nada para trazer equilíbrio de volta a sua vida.

Um indicador claro de esgotamento é seu sentimento de infelicidade. Para pessoas que amam o que fazem, o esgotamento pode ser uma coisa horrível. Mas estar conectado 24 horas por dia vai borrar a linha entre o tempo pessoal e tempo de trabalho, fazendo com que cada hora pareça com que você está no trabalho. Sem descanso, sem tempo de inatividade, não “ficar longe”, sem uma pausa vai fazer você começar a ressentir-se cada vez que o telefone toca ou a cada pergunta simples que você tiver que responder. Assim como você vai manter-se sem esgotamento? Você aprende o bom equilíbrio de tempo pessoal e trabalho.

Equilíbrio 1: Tempo de trabalho

Ponha pra fora aquele Smartphone sofisticado que está no bolso, ou bolsa e vá direto para o aplicativo de calendário. Sente-se com este aplicativo aberto e bloqueie as horas em sua agenda que são apenas para trabalhar. Não importa se das das 09h às 17h, ou 08h às 16h00, ou quaisquer outras horas que você trabalhe em seu campo e bloquei-o.

Uma das coisas mais fáceis que eu encontrei foi código de cores com uma cor clara que não interfere com outros compromissos. Você pode então ter uma visão muito mais clara de quando você vai estar no trabalho e quando você não vai. Durante essas horas, você quer lidar apenas com questões de trabalho – que está fazendo o seu trabalho – ou lidar com trabalho de qualquer coisa relacionada. Nenhum planejamento para o que quer fazer fora do que está fazendo, depois do trabalho, como buscas na web para ofertas de férias, compras on-line, ou à procura de receitas. Apenas mantenha a mente focada na tarefa a sua frente. “A mente deve estar onde está o corpo.” Disse alguém muito sábio…

Esses são os horários rígidos em seu dia em que você deve realizar tarefas relacionadas ao trabalho para construir sua carreira, para atingir alvos. Uma vez que essas horas acabaram, é hora de desconectar. É aí que a segunda parte de seu ato de equilíbrio entra.

Equilíbrio 2: Hora de brincar

Depois de saber e definir as horas de seu dia que são para trabalho, o resto é todo para você. Claro, todo mundo precisa dormir um pouco, mas você também precisa garantir que configurou as sessões especiais de “eu”, que lhe permitam relaxar do dia atarefado e liberar sua mente do trabalho. Para algumas pessoas, isso pode significar uma hora na academia em uma bicicleta de exercício, para outras, passar um tempo com um amigo para um café. Não importa o que o acalma, relaxa e o ajuda a desligar-se do trabalho, o importante é fazê-lo.

Se você não encontra tempo para uma longa caminhada em algum lugar logo após o trabalho, certifique-se de que você encontre tempo toda noite para simplesmente sentar e relaxar por um momento. Tenha um copo de chá gelado ou uma bebida gostosa e desfrute de um livro, assista a seu programa favorito – basta tirar este tempo para você.

Concentre-se no “Grande 4”

Recentemente, depois de reclamar que precisava de férias e que sentia os primeiros sintomas de esgotamento, fui desafiada pelo meu Diretor de concentrar o que ele chama de “The Big 4”.Ele me informou que em cada um de nós estavam as necessidades de crescermos em quatro elementos de nossas vidas, e que estes elementos estão conectados tanto à vida pessoal, quanto profissional.Não foi o suficiente para que eu simplesmente tirasse algum tempo para mim longe do trabalho e de uma agenda lotada busca e saísse em busca de alívio, para concentrar crescimento nestas quatro grandes áreas de nossas vidas. Isto é feito através da priorização das quatro áreas de nossas vidas. Ele os descreveu como tais como:

1. Social

Crie  o tempo para melhorar as relações com amigos,  família, colegas e clientes. Tire um tempo para desfrutar as pessoas e melhorar as relações interpessoais. Rir um pouco!

2. Espiritual

Eu não estou tentando levar essa discussão em um caminho eclesiástico ou teológico, no entanto, se estar  espiritualmente ligado a algo maior traz harmonia para você, isto também deve ser priorizado em sua vida diária ou semanal.

3. Físico

Vamos admitir: nem todos de nós podemos pretender ser glamorosas estrelas de Hollywood, ou modelos maravilhosos, mas preparo físico faz mais do que embelezar o corpo. Ele energiza o espírito. Faz o pensamento mais alerta, o que leva à claras tomadas de decisões , colocando-o, assim, no topo de seu jogo.

4. Intelectual

As melhores maneiras de se desenvolver intelectualmente são tirando um tempo para a litura de um livro, fazendo um curso on-line de auto-estudo, aprendendo a melhorar as competências linguísticas, e estar associado à pessoas que você admira, tentar aprender mais sobre a outros processos de pensamentos e mundos.

imagem-equilibrio

 

Tentar seguir essas dicas e equilibrar trabalho com vida pessoal podem ser essenciais para evitar o cansaço, e holisticamente levar ao desenvolvimento, o que leva a um maior nível de confiança.

Obrigada.

 

Entendendo o equilíbrio entre vida e trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo
Exibir bot�es
Esconder bot�es