Inglês britânico ou americano: qual dos dois devo estudar?

Inglês britânico ou americano? Dizem que o Inglês britânico é mais puro, pausado, claro e, portanto, mais fácil. Em contrapartida, outros alegam estar mais acostumados com o Inglês americano, devido ao contato frequente com filmes e músicas dessa nacionalidade.

Ingles-americano-ou-ingles-britanico_editado

 

A meu ver, esse preconceito em torno das diversidades da língua inglesa resulta, em parte, do contato inicial do estudante com o seu instrutor, seja qual for a sua tendência linguística. Empatia, segurança, prestatividade e até mesmo um bom timbre de voz influenciam na compreensão, por isso é comum estranhar a pronúncia de um falante que não tenha todas essas qualidades.

Da mesma forma, você tem de ser capaz de enfrentar também as variações de pronúncia dentro do mesmo país. Não tente justificar um despreparo zombando do sotaque do Texas, nos Estados Unidos – só para reforçar este exemplo, o ex-presidente americano George Bush fala clara e pausadamente, e ele é texano. Se você não estiver se comunicando em Inglês corretamente, seu grau de dificuldade será o mesmo no Texas ou em Londres, onde é comum se deparar com um taxista proveniente da classe operária, cujo sotaque é reforçado com uma boa dose de cockney (o dialeto próprio de quem nasce numa região específica de Londres).

O fato é que não devemos prejulgar, mas aceitar o Inglês em todas as suas formas e referências culturais. Há, realmente, dessemelhanças de vocabulário, uso de palavras, gramática, ortografia, gíria, expressões idiomáticas, phrasal verbs e, claro, de pronúncia. Com tudo isso, americanos, ingleses, australianos, canadenses e outros falantes nativos se entendem perfeitamente, mas os não nativos ficam perplexos.

Para garantir uma variedade de sotaques e estilos, você pode treinar seu Inglês nos mais diversos lugares e situações. Corro o risco de ser óbvio, mas você pode falar Inglês: com brasileiros, com estrangeiros, nas aulas, com outros alunos, em um país estrangeiro, em certos bares e com professores. O mais importante é aproveitar todas as oportunidades para treinar.

Inglês britânico ou americano: qual dos dois devo estudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo
Exibir bot�es
Esconder bot�es