Inteligência artificial e a influência na escrita

Será que os dias de pensar, rascunhar e ativamente escrever nossos próprios textos está acabando? A ferramenta Smart Compose da Google indica como tecnologias de inteligência artificial podem mudar a forma como escrevemos.

Apresentada em 2018, a Smart Compose funciona, primeiramente, no segundo plano do Gmail. Ela examina o conteúdo dos emails já escritos e reconhece informações de contexto, como dias da semana, horários, locais e datas. Dessa forma, a ferramenta traça seu estilo de escrita, prevê e sugere frases que se encaixam ao e-mail que está escrevendo.

A Smart Compose te ajuda a economizar tempo ao cortar repetições na escrita, ao mesmo tempo que reduz as chances de cometer erros gramaticais e ortográficos. Ela ainda pode sugerir frases contextuais relevantes”, afirma Paul Lambert, gerente de produtos da Google. 

O Gmail, que tem mais de 1 bilhão de usuários ativos, já em 2018 teve 10% das respostas geradas pela ferramenta. 

É verdade que a ajuda de uma tecnologia de inteligência artificial na nossa escrita já é parte do cotidiano: o autocorretor evita erros em mensagens e o autocomplete antecipa o que vamos digitar em pesquisas online. Mas o que a Smart Compose apresenta é um pouco diferente e demanda alguns cuidados.

Um protótipo desenvolvido anteriormente sugeria “Eu te amo” como uma resposta comum, e isso teve que ser alterado já que essa não é uma opção válida para todas situações.

Outro detalhe importante na escrita de emails é que a Smart Compose apenas sugere pronomes de gênero neutros. O risco era supor o sexo e a identidade de gênero de alguém erroneamente e acabar ofendendo os usuários. 

Em um cenário em que os estereótipos de gênero estão sendo reconstruídos, a empresa não quis se arriscar e potencialmente revelar os preconceitos que são parte do desenvolvimento de uma inteligência artificial.

Mesmo assim, há outras questões válidas sobre a utilização da Smart Compose. Quando atos são automatizados, a nossa atenção pode ser reduzida e é mais fácil cometer gafes que podem nos deixar em situações desconfortáveis, principalmente no trabalho.

Mas há um outro aspecto sobre a escrita automatizada por uma inteligência artificial que é importante discutir. A forma como você escreve revela muito do que você é e como você pensa. 

É claro que em um e-mail, em que há diversas regras de etiqueta, essas variações são menores. Mas, de qualquer forma, há expressões muito pessoas na sua caixa de e-mail e deixá-las na responsabilidade de uma tecnologia automatizada pode significar a perda de uma relação pessoal com quem nos comunicamos.

Inteligência artificial e a influência na escrita
Rolar para o topo
Exibir bot�es
Esconder bot�es