Tecnologia da Comunicação no Ambiente de Trabalho

Desde o fim do reinado das corporações de ofício medievais, o que foi mais tarde potencializado por James Watt e sua máquina a vapor na Revolução Industrial, empresas têm se beneficiado do uso da tecnologia para incrementar a produção e maximizar lucros em mercados cada vez mais competitivos. Com o passar do tempo, o desenvolvimento tecnológico causa uma mudança na escala de valores da sociedade capitalista: a informação passa a ser mais importante e valiosa do que a produção. Já no ano de 1956, o número de trabalhadores de “colarinho branco” ultrapassou o número de trabalhadores de “colarinho azul” nos Estados Unidos. Segundo o ranking publicado pela Forbes quatro das cinco marcas mais valiosas em 2016 estão na área de tecnologia. Bem-vindo à Era da Informação.
Paradoxalmente, muitas empresas se tornam resistentes à utilização de novas ferramentas, já que muitas vezes a implementação de tecnologias inovadoras demanda investimento em infra-estrutura e treinamento, demandando investimento e tirando colaboradores de suas funções  para aprender a utilizar novas ferramentas eficientemente. Assim, o empresário fica com a sensação de que a tecnologia não está cumprindo seu papel neste primeiro momento. Esta resistência tecnológica é observada com maior frequência em grandes empresas, que são justamente aquelas que mais deveriam se beneficiar do desenvolvimento tecnológico.
Atualmente, o trabalho em equipe e inovação são elementos cruciais para a sobrevivência de qualquer negócio. E a inovação depende da constante troca de ideias, opiniões e pontos de vista, valorizando substancialmente todas as formas e canais de comunicação que possibilitem o trabalho cooperativo. Por isso empresas investem milhões no desenvolvimento de plataformas cooperativas, pela mesma razão existem milhões de soluções gratuitas ou a custo extremamente acessível disponíveis no mercado.
Muito tem se falado a respeito do uso de ferramentas desenvolvidas para utilização pessoal no ambiente de trabalho. Já não é de hoje que empresas se utilizam de mídias sociais para divulgar seus produtos e serviços e se comunicar com seus clientes. Mas o que dizer do Whatsapp, cada vez mais onipresente no mundo dos negócios?
Muitas empresas decidem simplesmente banir o aplicativo, o que em determinados segmentos, para determinadas funções, pode se provar uma decisão acertada. Para outros negócios, contudo, a interação e colaboração são chaves para a excelência. Para estes casos, ferramentas como o Whatsapp podem ser extremamente valiosas. Porém, como tudo na vida, existem prós e contras, e seu uso está longe de ser um consenso.
communications
Usar o Whatsapp no ambiente de trabalho é bom porque:
  • Permite a criação de grupos de colaboradores, podendo se tornar um espaço de discussão e fonte de novas ideias;
  • Elimina barreiras geográficas a custo praticamente zero;
  • É menos intrusivo do que o telefone e mais prático do que o e-mail;
  • É rápido, conveniente, e vai direto ao ponto.
Usar o Whatsapp no ambiente de trabalho pode trazer problemas porque:
  • Não permite o controle e supervisão proporcionado por outras soluções empresariais;
  • Manter o foco pode ser um desafio, especialmente em grupos muito grandes;
  • Como favorece o compartilhamento, não é a plataforma ideal para assuntos confidenciais.
Por fim, mesmo os partidários do uso da ferramenta no ambiente profissional concordam que o Whatsapp deve ser tratado como um canal informal de comunicação. Trocando em miúdos: estimule o uso das novas tecnologias de comunicação, mas não se descuide e atente-se às limitações da ferramenta.
Tecnologia da Comunicação no Ambiente de Trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo
Exibir bot�es
Esconder bot�es