Bem, antes de falarmos sobre metodologia, vamos só explicar de forma rápida o que é didática e a diferença entre essas duas nomenclaturas.

O que é Didática?

Didática é a forma única que cada um de nós tem de ensinar algo a alguém, ou de ministrar uma aula de algum idioma, ou de qualquer outra disciplina. É diferente de metodologia, que cada escola escolhe a própria, e a da E and A Idiomas, no caso, é a Metodologia Comunicativa.

Metodologia

A escola preza pelo desenvolvimento sustentável de seus alunos e, para que isto ocorra, foi escolhido o MÉTODO COMUNICATIVO, que une a realidade do aluno às competências linguísticas necessárias de um comunicador fluente da língua-alvo.

Por que o método comunicativo?

O método COMUNICATIVO possibilita ao aluno relacionar à aula suas vivências; assim, suas opiniões e experiências são essenciais para o desenvolvimento da aula. Ele não trabalhará somente as “quatro habilidades” (escrita, audição, leitura e fala), mas sim suas competências:

  • Compreensão do outro falante;
  • Utilização coerente da gramática;
  • Fazer-se compreendido;
  • Adequação da língua-alvo a seu objetivo comunicativo.

Para um profissional, dominar suas habilidades é só um passo para suas competências. Por exemplo, ter uma boa audição ainda não confere ao ouvinte poder de interpretar ou desenvolver algum conhecimento com significado a partir do que foi ouvido. E o método busca dar as ferramentas para transformar o que foi ouvido em conhecimento.

Como funciona a aula da E and A Idiomas?

O professor, munido de material adequado à necessidade do aluno, questiona-o sobre seu posicionamento quanto a um certo tópico, levando-o a:

  • Pensar livremente;
  • Desenvolver seu ponto de vista na língua-alvo;
  • Negociar opiniões diferentes.

Dessa forma, há o direcionamento para novos vocabulários e itens gramaticais que serão trabalhados.

Professor e aluno, então, debatem e praticam estes vocabulário e gramática a fim de alcançar o melhor aprendizado. Assim, aluno será cobrado este novo conteúdo, tomando para si novos conhecimentos e testando sua compreensão. 

O professor, por último, avalia o aluno, que faz uma última apresentação oral ou textual, após o término do material utilizado.